Equipe Coletivo Rosa Parks

Ana  Ana Luísa Machado de Castro - E-mail: analuisamachadodecastro@gmail.com

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Direitos Humanos pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia (2015). Faz parte do Coletivo Rosa Parks: Estudos e Pesquisas sobre Raça, Etnia, Gênero, Sexualidade e Interseccionalidades (UFG) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (NEPEM). Tem experiência na área de Direitos Humanos, com ênfase nas questões de gênero e raça. Integra a Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN) e a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP).

 

Andréa  Andréa Freire de Lucena - E-mail: andrealucena@ufg.br

Possui doutorado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora associada 2 da graduação em Ciências Econômicas e do mestrado em Ciência Política da Universidade Federal de Goiás (UFG). Coordenou a rede de pesquisa em Cooperação e Comércio Exterior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). É vice-diretora da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE/UFG). Tem experiência na área de Economia Internacional, com ênfase em Política Comercial Externa, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de políticas públicas, solução de controvérsias e regime internacional.

 

tonton Antonilde Rosa Pires - E-mail: antonilde.canto.ufg@gmail.com 

Mestra em Música na área de Musicologia Histórica no Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ. Graduada em Canto Bacharelado pela Universidade Federal de Goiás­-UFG. Embora tenha uma formação clássica, entende e busca uma prática musical desfronteirizada. Isso é resultado de ter nascido numa família integrante de grupos da cultura negra popular do Maranhão como: Tambor de Crioula, Bumba-meu-boi, Toque de Caixeiras, Festa do Divino, dentre outras. Começou seus estudos musicais aos 16 anos na Escola de Música do Estado do Maranhão.

 

Beatriz  Beatriz Ramos de Castro - E-mail: beatrizramoscastro@gmail.com

Discente do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás - UFG. Desempenhou atividades já desenvolvidas dentro da faculdade de ciências sociais, o PIBID, programa institucional de iniciação à docência, na condição de bolsista do subprojeto de sociologia, nesse projeto trabalhou com temáticas de gênero e sexualidade. Atualmente, atua no programa institucional de bolsa de iniciação científica, o PIBIC, vinculado ao Coletivo Rosa Parks, e trabalha com temas que envolvem Raça, Etnia, Gênero, Sexualidade e Interseccionalidades.

 

Camila  Camila Ribeiro Moraes - E-mail: ribeirocamila.m@gmail.com 

Graduanda em Licenciatura em Dança na Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (FEFD-UFG). Cursa Habilitação Técnica de Nível Médio em Dança Contemporânea no Instituto Tecnológico do Estado de Goiás - ITEGO em Artes Basileu França. Possui experiência em Artes, com destaque para as artes cênicas. Participa do Coletivo Pretas Angoleiras e dos Grupos de Estudos, Pesquisa e Extensão Práticas Artísticas Autobiográficas: intersecções entre prática artística, escritas de vida e decolonialidade e integra o Coletivo Rosa Parks: estudos e pesquisas sobre raça, etnia, gênero, sexualidades e interseccionalidades, com enfoque nas seguintes pesquisas: Performances e Feminismos Negros: um estudo sobre performances arte realizadas por mulheres negras, Desembranquecendo Performances: narrativas sobre processos identitários e interseccionalidades entre raça e gênero em performances arte e Gingando nas encruzilhadas dos saberes: uma documentação das danças afro na cidade de Goiânia.

 

Rosa Débora Sirno Santos - E-mail: deborasirno@gmail.com 

Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás, MESTRE em Educação pela Universidade Federal de Goiás, GRADUADA em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2007). Atualmente é Assistente em Administração na Universidade Federal de Goiás - Regional Goiânia (SIAPE - 1997654) e anteriormente exercia a função de Assessor Pedagógico na FESURV - Universidade de Rio Verde, Campus Caiapônia e Docente Celetista na Faculdade de Jussara - FAJ, atuando nos cursos de Administração, Gestão Comercial, Gestão em Agronegócios e Ciências Contábeis. Trabalhou no Instituto Federal Goiano, campus de Iporá, como professora substituta.

 

Rosa Deusilene da Conceição - E-mail: dheuselene789@hotmail.com

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2018). Especialização em Políticas e Gestão da Educação profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2019) Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Integrante do grupo de estudo, pesquisa, extensão e apoio as mulheres negras na universidade, coletivo Rosa Parks da Universidade Federal De Goiás desde o ano de 2014.

 

Elizete  Elizete Alvarenga Pereira - E-mail: elizete.alvarenga@gmail.com 

Graduada em Serviço Social pela Universidade Castelo Branco e mestra em Política Social pela Universidade Federal Fluminense. Atuou como Assistente Social Preceptora na Universidade do Grande Rio – Unigranrio. Foi Professora Assistente na Faculdade Flama. Atuou como professora substituta do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Goiás – Regional Cidade de Goiás e professora da Pós-Graduação em Residência Multiprofissional do HC/UFG. Coordenou o Programa Acessuas Trabalho na Prefeitura Municipal em Cidade de Goiás. Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos - UFG e membra do Coletivo Rosa Parks.

 

Equipe CRP  Érika Costa Silva - E-mail: erika.sociologa@gmail.com

Mestra em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Ciências Sociais com habilitação em Políticas Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, curso ofertado pela UFG em parceria com a Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (UAB/CAPES). Atuação na área de Sociologia das relações de gênero e raça, feminismo negro e ações afirmativas. Integra o grupo de pesquisa Coletivo Rosa Parks: Estudos e Pesquisas sobre Raça, Etnia, Gênero, Sexualidade e Interseccionalidades.

 

Hariel  Hariel Chrystinne Oliveira Revignet - E-mail: hariel_cor@hotmail.com 

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Pesquisadora do Projeto de Pesquisa e Extensão Coletivo Rosa Parks, na áreas de feminismo negro , interseccionalidades e representatividade. Artista Visual e performer, participante do grupo de pesquisa do NUPAS (Núcleo de Pesquisas Artísticas Autobiogeográficas) da Faculdade de Artes da UFG.

 

hellen  Hellen Stephanye Rosa de Oliveira - E-mail: hellen.stephanye@hotmail.com

Neta e filha de mulheres pretas e quilombolas, preta, cis, periférica, LGBTQI+, ativista social. Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente Acadêmica do curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás. Diretora de extensão da Liga Acadêmica de Clínica Médica da Universidade Federal de Goiás (CLIMED-UFG), 2017 a 2019. Membro do Coletivo União dos Estudantes Indígenas e Quilombolas (UNEIQ), desde de 2015. Membro da Organização Negra e Periférica do Estado de Goiás (ONEP), 2018 a 2019. Membro do Coletivo Negro Universitário (CONU), desde de 2018. Fundadora e curadoria do Cineclube Kalunga de Goiás, 2018. Atualmente Diretora do Departamento de Direitos estudantis da Faculdade de Medicina UFG, 2018. Membro do Coletivo Feminista Negro Rosa Parks (2019) e Coletivo de Mulheres Indígenas e Negras Quilombolas (2019).

 

Rosa Hillana Souza Amaral - Email: hillanamaral@gmail.com 

Artivista pela defesa dos direitos das mulheres e meninas. Advogada, mestre em Direitos Humanos pelo Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Praticante e multiplicadora de Teatro das Oprimidas, integrando o Núcleo Ocupa Madalena Teatro das Oprimidas, e a Red Internacional Ma(g)dalena. Integrante do Coletivo Rosa Parks: Estudos e Pesquisas sobre Raça, Etnia, Gênero, Sexualidade e Interseccionalidades – UFG.

 

Hyrlana  Hyrlana Oliveira Albernaz - E-mail: hyrlanaalbernaz@gmail.com

Graduanda do curso em Medicina da Universidade Federal de Goiás que entrou por meio das ações afirmativas. Desempenha atividades desenvolvidas dentro da faculdade de educação, o Cursinho popular Fazarte, atualmente é atua na coordenação do projeto, que é um projeto voltada a assistência dos alunos que ainda não entraram na universidade. Principalmente alunos oriundos de escola pública e baixa renda. Atualmente, atua no programa institucional de bolsa de iniciação científica, o PIBIC- AF, vinculado ao Coletivo Rosa Parks. O plano de trabalho tem com tema "Efeitos do racismo e do machismo na saúde mental de estudantes negras da UFG".

 

iodenis Iodenis Borges Figueira Cerqueira - E-mail: iodenesborges@yahoo.com.br

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás com período de intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal, bolsista do programa de bolsas ibero-americanas Santander Universidades. Mestra em Direitos Humanos pelo Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás, bolsista CAPES. Integrante do Coletivo Rosa Parks: estudos e pesquisas sobre raça, gênero, etnia, sexualidade e interseccionalidade. Possui interesse nas áreas de direitos humanos, direito constitucional, criminologia, feminismo negro e estudos de gênero.

 

Rosa José Ricardo Barbosa Cabral - E-mail: advjosericardo@hotmail.com

Advogado atuante na área Criminal; Consultor Jurídico; Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO; Pós-Graduando em Direito Constitucional pelo Complexo Educacional Damásio; Pós-Graduando em Direito Civil e Processo Civil pelo Instituto de Pós Graduação - IPOG; Membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Goiás; Membro do Coletivo Rosa Parks; Coordenador do projeto assistencial da União Beneficente Sagrada Face – UBESF.

 

kamila Kamila Evelyn Martins Marques - E-mail: kamilaevilyn@gmail.com

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão (UFCat). Integrante do Coletivo Rosa Parks. Atualmente sou mestranda em Educação pelo o Programa de Pós-graduação da UFCAT. Sou licenciada em Pedagogia pelo o IFG e especialista em Políticas e Gestão na Educação Profissional e Tecnológica (IFG).

 

Kamilla Kamilla dos Santos Silva - E-mail: kamilla_ss@yahoo.com.br

Feminista Negra, antirracista, abolicionista, antiproibicionista e Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe; Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura; Mestra em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás. Possui Espanhol Intermediário I pelo CONOCER; Possui experiência no trabalho com comunidades e Educação Ambiental Crítica; Trabalhou como Assistente Social do Programa de Desenvolvimento Social do Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras da UO SE/AL da PETROBRAS; Atualmente é Analista Judiciária - Assistente Social do quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, lotada no Setor Interdisciplinar Penal (SIP) da Comarca de Goiânia. No momento está lotada no Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Goiânia, atuou no Programa Amparando Filhos, atualmente no Setor de Acolhimento Institucional (SEAI). Tutora em Educação à Distância na Escola Judicial de Goiás (EJUG). Membra do Coletivo Rosa Parks (UFG). É iniciada em Reiki Usui (Nível 1).

 

1 Katianne de Sousa Almeida - E-mail: katianne.almeida@al.go.leg.br 

Doutoranda em Antropologia Social pela UFG e mestre em Antropologia Social também pela UFG. Especialista em História Cultural e em Processos e Produtos Criativos ambas pela UFG. Bacharel em Ciências Sociais com Habilitação em Antropologia, como também Licenciada em Ciências Sociais pela UnB e Bacharel em Design de Moda pela UFG. Mediadora/Orientadora EAD no curso de Especialização em Educação para Diversidade e Cidadania/Direitos Humanos, realizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos/UFG. Mediadora do Curso de Extensão: Tramas e Redes: Feminismos pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Projeto coordenado pelos Grupos Ocupa Madalena e Transas do Corpo, em parceria com a UFG (SER-TÃO, NDH), PUC/GO (PIMEP). Com o patrocínio do ELAS - Fundo de Investimento Social e Instituto Avon. Integrante do Coletivo Rosa Parks.

 

Laissa  Laíssa de Matos Malta Rocha Lima - E-mail: laissadematos@hotmail.com  

Graduada em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude negra e mulheres negras. Integrante do do Coletivo Rosa Parks - UFG.

 

1 Larissa Neves da Costa - E-mail: larissanevs96@gmail.com

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS-UFG). Bacharelada em Ciências Sociais (UFG), com graduação sanduíche através do Programa Abdias Nascimento no Centro de Investigación y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS). Parte do Grupo de Estudos Perspectivas Kilombistas. Integrante do Coletivo Rosa Parks, desenvolvendo de estudos e pesquisas concentrados em raça, etnia, gênero e trabalho.

 

1  Lisianne Lima de Santana - E-mail: lysy50@gmail.com

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS-UFG). Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (2013). Especialização em Trabalho Social com ênfase em famílias e comunidades contemporâneas. Fui voluntária no Programa de Gerontologia Social- Universidade da Terceira Idade na Pontifícia Universidade Católica de Goiás ( 2017/ 2020). Atualmente atuo como Analista Judiciário- Assistente Social no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Integrante do Grupo de Estudos Perspectivas Kilombistas, Coletivo Rosa Parks - UFG e do Grupo de Estudos Mãe Também Estuda. Tenho interesse pelos seguintes temas: em raça, etnia, gênero, interseccionalidade, velhice e maternidade.

 

Lizia  Lizia de Oliveira Carvalho - E-mail: lizia.ocarvalho@gmail.com 

Possui graduação em Letras Português/ Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2007) e cursa bacharelado em Direito pela Universidade Federal de Goiás. É mestra pelo Programa Interdisciplinar em Direitos Humanos (2018) e doutoranda pelo mesmo programa. Atua principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, feminismo decolonial, feminismo negro, feminismo indígena.

 

Eu Luciana de Oliveira Dias - E-mail: lucianadias@ufg.br 

Antropóloga, com estudos pós-doutorais em Direitos Humanos e Interculturalidades pela Universidade de Brasília - UnB (Supervisão de Rita Laura Segato). Estudiosa do pensamento feminista negro, possui Doutorado e Mestrado em Ciências Sociais pela UnB e Graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Sociais pela UFG. Realizou Estágio Doutoral em Educação Intercultural na Universidad Nacional Autónoma de México - UNAM. Associada a: ABA (Associação Brasileira de Antropologia), atualmente é Diretora da ABA e foi coordenadora do Comitê de Antropólogas/os Negras/os da ABA no biênio 2019-2020; ANDHEP (Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação); SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência); ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as), tendo sido editora da Revista da ABPN no biênio 2017-2018; e IPSA (International Political Science Association). Atualmente é Professora Associada da UFG, com atuação na Faculdade de Ciências Sociais (FCS), Educação Intercultural (Núcleo Takinahaky); no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH), tendo sido coordenadora deste Programa no período de 2014 a 2016; e, no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), tendo sido coordenadora deste Programa no período de 2019 a 2020. É coordenadora do Coletivo Rosa Parks: Estudos e Pesquisas sobre Raça, Etnia, Gênero, Sexualidade e Interseccionalidades - UFG.

 

Luciene  Luciene de Oliveira Dias - E-mail: lucienediasufg@gmail.com

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Cultural Studies pela University of Arkansas (EUA). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais, da Faculdade de Ciências Sociais da UFG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da FIC-UFG. Coordenadora do Pindoba - Grupo de Pesquisa em Narrativas da Diferença. Membro do Coletivo Rosa Parks-UFG. Trabalha com relações étnico-raciais, de gênero e de sexualidades, em interface com os estudos de Comunicação, Performances Culturais e Antropologia.

 

Lyzyê  Lyzyê Inácio Almeida - E-mail: lyzye_lia@hotmail.com

Mestra em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás-UFG e especialista em patente pelo programa de Pós-Graduação Latu Senso em Propriedade Industrial - Patente da UFG. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Goiás - Campus Cidade de Goiás (2008-2012). Durante o curso, atuou como bolsista no projeto de Pesquisa intitulado: "Omissão Social e Violação do Direitos Humanos nas Relações Domésticas e Familiares na Cidade de Goiás". Exerceu advocacia trabalhista no Cerrado Assessoria Jurídica Popular - Casa da Juventude- Padre Burnier e no escritório Penner Advocacia. Atualmente é servidora pública federal na Universidade Federal de Goiás UFG, exercendo suas atividades no Setor de Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual localizado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação-PRPI.

 

Rosa Maria de Lourdes Fernandes de Silva - E-mail: mlfsilva1982@gmail.com 

Graduada em História pela Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão. Atualmente graduanda de Pedagogia pelo Instituto Federal de Goiás – Campus Goiânia Oeste. Realizou especialização em Capacitação em Gênero, pela Secretária Cidadã do Governo do Estado de Goiás. Tem realizado pesquisas voltadas para Questões Étnico Raciais, Mulheres Negras e Educação. Atuou como militante do Movimento Estudantil de História e atualmente Pedagogia, Militante do Movimento Negro de Mulheres Brasileiras, Integrante do Coletivo Rosas Parks da UFG - Goiânia. Experiências: como professora de História da Rede Estadual de Goiás, Auxiliar de Atividades Educativas no Colégio Logosófico – Goiânia e atualmente Auxiliar de Atividades Educativas efetiva da Rede Municipal de Educação de Goiânia.

 

mariana  Mariana de Andrade da Silva - E-mail: marianaandradebaeta@gmail.com

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ciência Politica na Universidade Federal de Goiás Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais Bilaterais e Multilaterais. Atuando também nos seguintes temas: Organizações Internacionais, Direito Internacional dos Direitos Humanos, Sistema Interamericano de Direitos Humanos, Sistema ONU, Política Internacional, Estudos das Relações Raciais, Desigualdades de Gênero e Raça .Graduada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Foi membro e co-criadora do Laboratório de Estudos Afrocentrados em Relações Internacionais (LACRI) UnB de 2016 a 2017.

 

Marta  Marta Quintiliano - E-mail: marthaquintiliano5@hotmail.com

Quilombola e feminista interseccional. Mestranda em Antropologia Social, na linha de pesquisa Etnopolíticas, resistências e transformações epistemológicas, na Universidade Federal de Goiás (2017, atual). Possui Graduação em Relações Públicas com habilitação em Bacharelado pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 2015). Trabalhou como Técnica de Opec da Fundação de Radio e Televisão Educativa e Cultural. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação. Membra do Coletivo de União dos Estudantes Indígenas e Quilombolas e Coletivo de Mulheres Negras Rosa Parks, ambos na UFG.

 

1 Maylla Monnik Rodrigues de Sousa Chaveiro - E-mail: maylla.chaveiro@gmail.com 

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC. Mestra e Bacharela em Psicologia pela UFMS.
Desenvolve pesquisas na área de Infâncias, Relações Familiares, Relações Étnico-Raciais, Ancestralidade, Violência Doméstica e Familiar, Políticas Públicas e Interseccionalidade. Atua também como psicoterapeuta a partir da perspectiva da Psicologia Decolonial. Integra o grupo de pesquisa Coletivo Rosa Parks: Estudos e Pesquisas sobre Raça, Etnia, Gênero, Sexualidade e Interseccionalidades.

 

Michele Michele Cunha Franco - E-mail: mcfrancojur@gmail.com

Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC -GO, mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás. Cumpriu programa PDSE/CAPES na University of Alberta Canada e também programa de pós doutoramento PNPD/CAPES junto ao PPGIDH da UFG. Atualmente é Professora adjunta da Faculdade de Ciências Sociais da UFG, Professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (mestrado e doutorado) pesquisadora do NECRIVI e Núcleo de Direitos Humanos, ambos da UFG. Atua principalmente nos seguintes temas: criminalidade violenta; violência contra a mulher; violência institucional; análise sistema jurídico ; punitivo ; dados sobre Crimes contra a vida ; políticas de segurança pública; análise de fluxo processual de crimes de homicídio, crimes de homicídio; Direitos Humanos.

 

Milena   Milena de Oliveira Matos - E-mail: milenaom7@gmail.com

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás - UFG. Graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado 2014 / Licenciatura 2015) pela Universidade de Brasília - UnB. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Integra o grupo de pesquisa Coletivo Rosa Parks: Estudos e Pesquisas sobre Raça, Etnia, Gênero, Sexualidade e Interseccionalidades.

 

Nuty  Nutyelly Cena de Oliveira - E-mail: nutyellycenamuseu@gmail.com

Mestranda em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás (PPGAS-UFG) com bolsa CAPES. É graduada em Museologia pela Universidade Federal de Goiás (Faculdade de Ciências Sociais-FCS). Trabalhou na equipe de museus da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, e em espaços culturais da Universidade Federal de Goiás. Foi Coordenadora Geral da Rede de Educadores em Museus de Goiás (Gestão 2016/2017).Tem experiência na área de Museologia, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação cultural, acervos e coleções de arte. Também, interessam-me os seguintes temas: Feminismo Negro, Curadorias, Antropologia, Artes Visuais, Ativismo, Artivismo e os estudos dos Museus, Memórias e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Atualmente é pesquisadora no Coletivo Rosa Parks e no Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas.

 

Rafaela   Rafaela Francisco de Jesus - E-mail: rafaela.fj11@gmail.com

Mestre em Performances Culturais (2020) pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Especialista em História e Cultura das Africanidades Brasileiras (2019) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Licenciada em Dança pela Universidade Federal de Goiás (2016). Integrante do grupo artístico Núcleo Coletivo 22. Capoeirista do Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, performance negra, cultura afro-brasileira e Dança-ação de histórias. Ganhadora do edital bolsa de formação em artes 02/2018 do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, com o projeto Aperfeiçoamento Artístico em Dança Inclusiva com o Grupo Dançando com a Diferença, sediado em Portugal.

 

1  Rárea Géssica Porto Araujo - E-mail: rareaufg@gmail.com 

Doutoranda em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito – UFF. Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFG. Graduada em Ciências Sociais - Licenciatura, pela FCS-UFG, com experiência em estudos voltados para o campo das relações raciais, violência, juventude e sistema de justiça criminal. Faz parte do Coletivo Rosa Parks: Estudos e Pesquisas sobre Raça, Etnia, Gênero, Sexualidade e Interseccionalidades (UFG), e também do NECRIVI - Núcleo de Estudos sobre Criminalidade e Violência da UFG. É integrante da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN). Colabora com o Coletivo Antiproibicionista Mente Sativa, que atua em atividades de informação e conscientização sobre a atual política de drogas e seus desdobramentos na sociedade.

 

1 Salomão Rodrigues da Silva Neto - E-mail: salomaorsn@gmail.com 

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO). Pós-graduado em Direito Processual Constitucional pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduado em Criminologia e Segurança Pública pela UFG. Mestrando em Direitos Humanos pela UFG. Integrante do Coletivo Rosa Parks: Estudos e Pesquisas sobre Raça, Etnia, Gênero, Sexualidade e Interseccionalidades, da UFG. Atualmente atua como defensor público na Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPEGO), com atribuições no Núcleo de Defensorias Públicas Especializadas em Execução Penal; no Núcleo Especializado de Direitos Humanos; e na Coordenação do Grupo de Trabalho pela Igualdade Racial. É membro da Comissão da Igualdade Étnico-racial da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP).

 

Sara  Sara França Eugênia - E-mail: saraeugenia87@gmail.com

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Pesquisou a influência da mídia em casos criminais de grande repercussão, dando ênfase em direitos humanos e direitos constitucionais garantidos pela Constituição Federal de 88. Possui MBA em Administração e negócios jurídicos pela Fundação Getúlio Vargas - RJ, tendo pesquisado a atuação da mídia em crises de imagem empresarias e as formas de conter prejuízos. Membro participante do Grupo de Estudos em direitos humanos cadastrado no CNPq como atividade do grupo de pesquisa Memória, Cidadania e Direitos Humanos. Especialista em Direitos Humanos, Cultura e Democracia pela Universidade Federal de Goiás e Mestra em Direitos Humanos pela UFG. Experiência em Direito Trabalhista e Administração Empresarial.

 

Verciane  Verciane Gomes da Silva - E-mail: vercianegomes@gmail.com

Graduada em Enfermagem na Universidade Federal - UFG. Integrante do Coletivo Rosa Parks: estudos e pesquisas sobre raça, etnia, gênero, sexualidades e interseccionalidades, com enfoque nas pesquisas sobre saúde das mulheres negras.

 

Yordanna  Yordanna Lara Pereira Rego - E-mail: yordannaufg@gmail.com

Graduada em História pela Universidade Federal de Goiás, mestra em Antropologia Social/PPGAS-UFG, pesquisadora do Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Gênero e Sexualidade, Sertão/ UFG, pesquisadora do projeto de Extensão Trans/UFG e membro co-fundadora do Coletivo TransAção/UFG. Tenho experiência na área de educação e gestão, com ênfase em relações de gênero, sexo, sexualidade e questões étnico-raciais. Experiência em sala de aula no Ensino Fundamental, Médio e Superior e gestão e implementação de Ações Afirmativas e Políticas Públicas. Atuo principalmente nos seguintes temas: interseccionalidade, representatividade, visibilidade, marcadores, políticas públicas, ações afirmativas, violência, história e poder.